sexta-feira, agosto 27, 2010

Terapias alternativas

Um dos temas que mais gosto de abordar em meus posts é o que podemos fazer para nos sentirmos cada vez melhor. É claro que também acredito na beleza como uma excelente aliada para o combate ao baixo astral, mas considero importante ressaltar coisinhas simples que passam despercebidas por algumas de nós e que podem ser ainda mais eficazes para nossa saúde psicológica do que um creminho Victoria’s Secret.

Pesquisando sobre esse assunto, nos melhores livros dos meus autores preferidos, dei de cara com uma história curiosa: Havia uma mulher que descobriu estar com um tumor e que não poderia fazer mais nada a respeito, devido ao estágio da doença. Decidiu então por não pensar mais sobre isso, e passou seus dias assistindo a comédias do tipo “gargalhadas certas”. Qual não foi a minha surpresa diante do desfecho da história - a mulher curou-se sem sequer ter realizado alguma sessão de quimioterapia!

Há muitos outros relatos como este. São histórias incríveis de pessoas que escolheram ser otimistas e viram sua realidade melhorada (com o crédito de sua criatividade).
Para mim há duas boas terapias que conheço bem, sei que funcionam para uma dor de cotovelo ou até outras dores existenciais:



*Terapia do abraço – Certamente você conhece aquela manifestação de pessoas que saem pelas ruas carregando placas “free hugs” sobre a cabeça, a idéia é do australiano conhecido pelo pseudônimo "Juan Mann" campanha criada em Sydney, Austrália. Se você pensar no assunto, verá que muitas vezes se sentiu exausta e estressada, com vontade de tirar umas “férias da vida”, e é justamente nessas ocasiões que o abraço serve como um conforto, já que durante o abraço, o hormônio do estresse (cortisol) despenca no organismo, o que libera substâncias para proporcionar conforto e alegria.



*Terapia do riso – Como já havia mencionado, há muitos relatos de pessoas que se curaram rindo. Acredito nisso, principalmente pelo fato de que, o riso provoca a liberação de endorfinas e assim reduz a dor e ansiedade e melhora o sistema imunológico, e também detém o processo de envelhecimento.

Conclusão: Fique perto das pessoas que você gosta, e não dentro de um quartinho escuro praguejando o mundo inteiro.

9 comentários:

  1. Você tem toda razão,levo minha vida assim..rindo de pequenas coisas e sempre perto de amigos....ah..iso tambem evita discussões com o maridão,só por causa de uma toalha molhada em cima da cama!

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Lindo o seu blog!! :)

    http://tudoorna.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. amei o post ^^
    muit fof o seu blog =]
    bj

    http://kingdom-of-my-heart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. com certeza, a do abaraço é a melhor. a proximidade, amizade e o calor amigo... não tem preço e deixar qualquer um melhor, de bem com a vida :)

    ResponderExcluir
  5. as duas terapias são otimas kkk', adorei a do abraço, adorei o post flor!
    beeijo e bom domingo

    ResponderExcluir
  6. Lindo post flor...Eu sou cheia de problemas,mas procuro sempre sorrir...BJOS!!:)

    ResponderExcluir
  7. que lindo esse blog
    adorei a materia tbm..a campanha Free Hugs é muito linda
    tudo de bom pra vc

    se puder visita meu blog
    www.butekofashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Lindo o post vou começar a pensar nisso.
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. abraço é muito bom!! hahah
    lindo o seu blog, parabéns! Dê uma passadinha depois no chequematte ;)
    beeijos

    ResponderExcluir